Uma experiência positiva.

A Escola Pe Afonso Braz, de Pequiá - ES, fez uma experiência que queremos compartilhar com todos. Com o fim do Diário de Classe e o uso de Pautas, utilizamos um programa chamado Dropbox para substituir o diário de classe. Esse programa cria uma pasta no computador que permite sincronizar varios computadore. Assim cada professor registra o diário de classe no seu computador que está sincronizado com o computador da secretaria escolar. Todos os dados que são inseridos no pc do professor é imediatamente salvo no computador da escola, não havendo necessidade do uso de papel. Esta experiência foi bem sucedida e a seguir segue os passos para quem desejar conhecer o projeto.

Manual do Dropbox

MANUAL DROPBOX
 programa
O programa é gratuito e pode ser baixado aqui no site oficial. (www.dropbox.com)
A instalação é super simples, basta executar o arquivo e clicar em instalar.
Após a instalação, ao iniciar o Dropbox você terá uma tela abaixo para escolha de criar uma nova (I don't have a Dropbox account) ou usar uma existente (I already have a Dropbox account).
Ø  A segunda opção você usa quando você já tem um conta do Dropbox instalado em um computador e quiser instalar também em outro computador.  Se você não tem uma conta use a primeira opção.
Escolhendo a opção de criar uma nova conta você terá a tela de cadastro



Quem já possui uma conta terá a tela de login

Nota: possui conta mas esqueceu a senha? Clique aqui e entre com seu endereço de email.

Escolha então a opção de armazenamento, sendo que 2 gb inicias são gratuitos, na próxima tela você terá algumas dicas, e na próxima a tela abaixo, onde você escolhe se terá um atalho na área de trabalho (Add shortcut to Dropbox on my Desktop) e a segunda opção (em destaque) para mudar o local padrão da pasta que será sincronizada, caso a opção não seja marcada, a pasta será criada dentro dos "meus documentos", para mudar clique na opção em destaque e clique em "change" na parte de baixo da tela, e escolha o novo local.

Agora você já tem acesso ao programa, todos os arquivos colocados ou criados dentro da pasta My Dropbox serão sincronizados com o servidor automaticamente.
Para adicionar mais de um computador e sincronizar os arquivos entre eles, basta efetuar o login em cada um deles.

DEPOIS QUE VOCE CRIOU A CONTA DO DROPBOX VOCE PODE CRIAR VARIAS PASTAS PARA COMPARTILHAR COM OS AMIGOS
ABRA A PASTA My Dropbox e ali vá criando quantas pastas forem necessárias


Depois de criadas as pastas necessárias abra o navegador (Firefox por exemplo e faça login no dropbox) digite www.dropbox.com e na pagina que abrir digite email  e senha que usou para criar o dropbox
Assim você vai abrir a pasta na Internet onde estão armazenado todos os arquivos


Agora você poderá gerenciar e compatilhar arquivos com outros usuários
Observação cada usuários deverá criar uma conta no Dropbox e te enviar o email com o qual ele criou a conta. Para compartilhar essa pasta você precisará digitar o email que ele ter forncecer.

Guia "Sharing"    Como compartilhar uma pasta

Essa guia possui as opções de compartilhamento, onde você pode facilmente compartilhar arquivos com amigos.
Para criar um compartilhamento primeiro clique em "Share a folder"



Depois escolha se será criada uma nova pasta (I'd like to create and share a ner folder) Se você não criou uma pasta para o seu amgigo marque a primeira opão e a pasta será criado. Se você já criou e quer compartilhar a pasta existente então marque a segunda opção. Onde será compartilhada uma existente (I'd like to share an existing folder) e clique em next.



Caso tenha optado por compartilhar uma existente, basta seleciona-la na tela que ira aparecer e clicar em next.

Agora no campo "Invite collaborators to this folder" coloque o endereço de email das pessoas que você quer compartilhar a  pasta, no segundo campo é opcional escrever uma mensagem para essas pessoas, depois clique em "Share folder", e a pasta será compartilhada, os arquivos serão sincronizados com a pessoa.




ACEITAR COMPARTILHAMENTO
Após você enviar o compartilhamento é preciso que o seu colega aceite o compartilhamento para fazer isso é preciso que ele abra o seu Dropbox usando o navegador (Firefox ou similar) e ir na pasta Sharing onde aparecerá um convite como na ilustração abaixo.



Aquele 1 em vermelho significa que você tem um convite para compartilhar uma pasta, clik em cima da palavra Sharing e a seguinte tela surgirá.


Clik em cima da carta (1 new folder invitation)  e depois clik em accept. 


Nesse instante a pasta será criada no computador de seu amigo e a duas partas serão sincronizadas. Tudo o que for colocado ou deletado em uma pasta também acontecerá na outra.)




Retirar ou adicionar alguém a um compartilhamento

Para cancelar um compartilhamento, basta clicar em "unshare this folder" nas opções da pasta



e depois em "Unshare", um detalhe é a opção de deixar com que as pessoas que compartilhavam a pasta permaneçam com uma copia dos arquivos, para isso deixe marcada a opção "I want my collaborators to keep a copy of these files".





Para adicionar alguém em um compartilhamento já existente, basta clicar em "sharing options" nas opções da pasta, você terá a mesma tela de convite.




Para retirar somente uma pessoa do compartilhamento clique em "sharing options" nas opções da pasta, e escolha a guia "Members", nas opções da pessoa clique em "Kick Out"



Na proxima tela clique em "Kick out user", a opção "[nome da pessoa] should be able to keep a copy of these files" permite a pessoa ter uma cópia dos arquivos.





Para sair de um compartilhamento, nas opções da pasta clique em "Leave share folder", e depois clique no botão "Leave share folder", a opção "I still want to keep my copy of these files" permite que você mantenha uma cópia dos arquivos.

Voce poderá encontar mais informações no site http://www.conectadores.com.br/tutoriais/dropbox
Mais informações pergunte ao Google. Você encontrará tutoriais que poderão te ajudar